domingo, 12 de abril de 2009

Existe páscoa para a Doutrina espírita?

"Segundo a Doutrina Espírita não há nenhuma espécie de culto a simbologias ou ritos. Por outro lado, para as sociedades, marcadas pela história da vida de Cristo, o modo de vida se dá anualmente pelo calendário cristão, que demarca momentos de reflexão e pausa para amar ao próximo, como o Natal e a Páscoa.

Páscoa é uma palavra hebraica que significa “libertação”, lembrando a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, através de Moisés. A Páscoa cristã é a lembrança permanente que Deus libera seu povo de seus “pecados” (erros), através de Jesus Cristo.

A expressão “libertação” dos “pecados” pode ser compreendida como reparação/restauração, ou seja, para nos libertamos de nossos erros, devemos estar dispostos a contribuir, usando os ensinamentos de Jesus Cristo como nosso guia.

Para a Doutrina Espírita, o verdadeiro espírita se reconhece “pela sua transformação moral e pelos esforços que empreende em domar suas más inclinações” (KARDEC, em O Evangelho Segundo o Espiritismo). É neste sentido, então, que se dá a compreensão de Páscoa: a busca pela Reforma Íntima, pela mudança de sentimentos e pensamentos para o bem e o amor ao próximo, afim do renascimento dentro de cada um do homem novo.

O sentido de renovação da Páscoa para os cristãos espíritas está na renovação de si mesmo, na melhora íntima e na evolução espiritual. Os símbolos do coelho, dos ovinhos de páscoa, o vinho, o peixe, são, à luz da Doutrina, apenas formas concretas e materializadas encontradas pelo homem para representar o seu desejo de vida, de renovação, de resignação e fé em Deus, nosso pai, e Cristo, nosso irmão, modelo e mestre.

No entanto, se essa foi uma forma que a humanidade encontrou de fazer uma pausa para reflexão acerca da moral de Jesus e de amar aos seus semelhantes… Pois que todos os dias possam ser de Páscoa e que todas as religiões a preguem com o verdadeiro sentido que merece. Que desta forma todos possam receber nesta época, como em todas as outras, muita luz e muita paz de Jesus Cristo e de nosso Pai Celestial."


texto tirado do blog da minha regional de mocidades, a Litoral Centro:

http://mocidadelitoralcentro.wordpress.com/


Então, que façamos essa reflexão! Que na páscoa, lembremos do perdão e da indulgência, do amor e do renascer!

Vamos renascer melhores para nós mesmos e para nosso próximo!

Feliz Páscoa, hoje e sempre!

Nenhum comentário: